Ressonância Magnética Nuclear
Coordenador : Profa. Dra. Juliana Dreyfuss Regatieri
Para agendamentos acessar: https://agendamentos.unifesp.br/csp/Web/schedule.php?sid=10&dv=1 ou entrar em contato com o pesquisador ou técnico responsável por cada equipamento, os detalhes estão abaixo.
Bruker Ascend 500 MHz
O Bruker Ascend 500 MHz é um espectrómetro de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de alta performance, projetado para investigação e análise química e biológica, com um íman supercondutor de 500 MHz que proporciona um campo magnético forte e estável para obter dados RMN de alta resolução. A tecnologia do íman Ascend permite um design mais compacto e estável, com tecnologias de supressão de perturbações externas para dados consistentes. É um instrumento versátil, capaz de realizar uma variedade de experiências RMN 1D e 2D, bem como a análise de estado sólido e a determinação da estrutura e pureza de compostos orgânicos, biomoléculas e materiais.
TRX1200
TRX1200 é uma unidade transceptora de RF NMR altamente integrada com mecanismo de programa de pulso (Sequenciador, NCO/DDS, Shapes, etc.), da Bruker Switzerland.
Alta Integração RF e NMR: A TRX1200 combina um sistema altamente integrado de transceptores RF com um mecanismo de pulso programável, que permite executar sequências de pulsos complexas em experimentos de Ressonância Magnética Nuclear com alta precisão. Isso inclui o uso de diferentes tipos de shapes (formas de pulso), sequenciadores e modulações avançadas de RF para controlar o comportamento das amostras.
Mecanismo de Programação de Pulso Avançado: A unidade é equipada com um sofisticado programa de pulso, que pode ser ajustado para realizar uma série de sequências personalizadas de pulsos e modulações, como:
Sequenciadores de Pulsos: Para executar sequências de pulsos complexas, como 2D, 3D e 4D, que são essenciais para análises estruturais de biomoléculas e compostos químicos complexos.
NCO/DDS (Numerically Controlled Oscillator / Direct Digital Synthesizer): Esses recursos avançados permitem a geração precisa de frequências de RF, com a capacidade de controlar com precisão a fase e a frequência dos pulsos, essenciais para experimentos como ESR (Espectroscopia de Ressonância de Spin Eletrônico) e Raman.
Shapes (Formas de Pulso): Permitem a modulação e manipulação da forma de onda de RF para otimizar experimentos e maximizar a eficiência na manipulação de spins nucleares.
Estimativa de horas semanais de uso desse equipamento por: usuários internos, usuários externos, empresas instituições de ensino e pesquisa, hospitais, museus ou centro de inovação e total:
A divisão dos horários para utilização dos equipamentos é realizada de acordo com demanda. Os usuários deverão se cadastrar no site ou com o responsável, e encaminhar a documentação solicitada onde expressa o número de horas solicitadas, o projeto de pesquisa vinculado, incluindo uma solicitação para cada bolsista de IC, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com a justificativa do equipamento. O usuário deverá fornecer os dados do financiamento daquele projeto.
Funcionamento do Comitê Gestor: existe um coordenador e um representante de cada departamento ligado ao Centro, incluindo o pesquisador responsável.
Helena Bonciani Nader
Hugo Pequeno Monteiro
Juliana Luporin Dreyfuss Regatieri
Vitor Brandão
Catarina Segreti
Aline Mendes
Funcionamento do Comitê de Usuários: O comitê de usuários envolve além de docentes do INFAR, pesquisadores de outros departamentos da Unifesp
Maria Juliano
Carla Cristina Lopes de Azevedo
Maria Aaparecida da Silva Pinhal
Marcos Santoro
Fábio Dupart Nascimento
João Roberto Maciel Martins
Processo Fapesp: 2024/15793-0
Pesquisador responsável: Profa. Juliana Luporini Dreyfuss Ragatieri
Técnico Responsável: Dra. Aline Mendes
Agendamento: aline.mendes@unifesp.br
Financiamento: FINEP, FAPESP Multiusuário Helena Nader
Nº. de patrimônio:
Localização:
INFAR – UNIFESP
Rua Três de Maio, 100 - São Paulo, SP.